às 20:54:00

FASAITABUNA REALIZA WEBINAR NO MÊS DO OUTUBRO ROSA

O evento abordou o tema: Outubro Rosa - Como lidar com o câncer de mama? Vida após o câncer de mama.

Dando início as webinas especiais sobre o Outubro Rosa, a FASAITB promoveu na noite desta quinta-feira (8), por meio da plataforma Zoom, a primeira palestra: Outubro Rosa - Como lidar com o câncer de mama? Vida após o câncer de mama.
Primeiramente, foi passado um vídeo informativo sobre o Câncer de Mama e a importância do diagnóstico precoce, enfatizando o número de 57 mil mulheres que são diagnosticadas com câncer de mama todos os anos no Brasil.
A palestrante da noite foi a Faiusa Jussara, costureira, artesã, fundadora do grupo Câncer, fé e amor e do banco de lenços, além de, uma paciente curada do câncer de mama.
Faiusa, iniciou sua fala dizendo como descobriu o c.a de mama e como reagiu a isso "Eu nem pensei, eu agi. Meu primeiro passo foi procurar um clínico e ele me encaminhou ao mastologista." relatou Jussara.
Quando ela recebeu as recomendações médicas e as possíveis consequências da quimioterapia, principalmente sobre a queda de cabelo, de imediato ela pensou sobre a produção de lenços: "Eu vou ficar uma careca charmosa." - disse Faiusa.
Faiusa, disse que não tinha pretensão de fundar um grupo: "De início eu pensei em fazer um diário, por ter passado pela quimioterapia, todo processo, mas de repente as pessoas começaram a comentar, perguntar, foi então que eu vi que eu não era mais uma simples paciente." - disse Faiusa.
Para ela, essa troca de informações pelas redes sociais a ajudou bastante, a saber como se comportar no retorno a vida social e como lidar com as pessoas.
Faiusa, passou pela cirurgia de mastectomia em 2014 e logo depois passou por 26 sessões de radioterapia, onde nesse processo conheceu outras mulheres que estavam na mesma luta.
O ano da sua cirurgia foi o mesmo ano da função do Grupo Câncer, fé e amor: "Eu recebi alta do Sistema Único de Saúde (SUS), iria voltar a trabalhar, mas não queria deixar o projeto dos lenços, então conversei com as meninas e resolvemos alugar uma casa para continuar a nossa produção de toucas, lenços e até mesmo de próteses de mama." - disse Faiusa.
O Grupo Câncer, Fé e amor, não é formado apenas por pacientes e ex-pacientes oncológicas, ele conta também com o apoio de médicos, psicólogas, nutricionista, além de voluntários.
Em sua fala final, Faiusa relatou sobre pacientes que infelizmente vieram a óbito por causa do medo, da omissão para a família e da não aceitação da doença. Por isso a importância de popularizar o autoexame e a quebra de preconceitos ainda enraizados na sociedade.
A próxima Webinar sobre o Outubro Rosa está marcada para o dia 14 de outubro com Dr. Eduardo Kowalski, oncologista.

INSCRIÇÃO PARA WEBINAR


Fonte: