às 00:00:00

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM ITABUNA

A capacitação on-line aconteceu em parceria entre a FASA e Secretaria de Saúde do Município

Buscando a troca de experiência, informação e orientação para os profissionais da saúde referente ao COVID-19, a Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASAITABUNA), do Grupo Afya Educacional, em parceria com a Secretaria de Saúde por intermédio do Comitê Gestor Local da Integração Ensino, Serviço e Comunidade do município, promoveu nesta terça-feira (28), uma roda ampliada de discussão por meio de uma plataforma virtual, para qualificação profissional dos: Médicos, Enfermeiros e odontólogos da Rede Básica Primária de saúde do município.

A roda de conversa, contou com a participação da médica Stephânia Margotto, pneumologista e docente da FASAITABUNA, na disciplina de Habilidades Médicas III e Dr. Antônio José Costa Cardoso, médico sanitarista e atuante na área de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.

Para Drª. Stephânia Margotto, o Brasil apresenta algumas vantagens para o enfretamento da pandemia, “Quando comparamos o Brasil com a Europa, nosso Sistema único de Saúde - SUS, onde existem muitas lacunas a serem preenchidas e arrumadas, ele é um diferencial. Nós sabemos que as doenças crônicas hipertensão e diabetes são fatores de risco importantes para o desenrolar não favorável ao COVID-19, e nós temos esse tratamento gratuito pelo SUS”, pontou.

Na oportunidade, o Dr. Antônio José, destacou que a Rede Primária de Atenção Básica tem um papel chave para o enfrentamento do COVID-19, “ O primeiro papel é o forte investimento em prevenção e ação comunitária levada pelos agentes comunitários; o segundo temos a principal função divido em três pilares: acolhimento, triagem e abordagem clínica”. E completou: faz-se necessário ser cuidadoso, inclusive no uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI´s ”, finalizou o médico.

O diretor da Fasa de Itabuna, Joaquim Cunha citou a importância da parceria com a secretaria de saúde do município de Itabuna, “A FASAITABUNA está de portas abertas para contribuir com a reverberação da saúde do município”. E completou: precisamos fortalecer momentos como esses, para a eficácia do enfrentamento da pandemia”, disse.

Casos em Itabuna

O último boletim divulgado pela Prefeitura de Itabuna aponta que a cidade tem 174 casos confirmados do novo coronavírus, com 05 mortes confirmadas. Por isso, reforçamos o pedido. Proteja-se! Proteja sua família! Fique em casa, mas se precisar sair, use máscara, em atendimento ao decreto 13.639, artigo 1º, publicado no Diário Oficial do município de Itabuna, no dia 23 de abril de 2020, ficou determinado o uso compulsório de máscara facial por qualquer pessoa nas ruas, praças, feiras livres, locais e bens públicos de Itabuna-BA, nos transportes públicos, táxis, mototáxis e veículos de aplicativos, bem como em lojas, em virtude da emergência na saúde pública, o infrator, não utilizando, está sujeito a multa de R$: 102,68, correspondente a uma UFM (Unidade Fiscal do Munícipio).


Fonte: