às 08:34:00

ACADÊMICOS DA FASA ITABUNA APRESENTAM PROJETO DE EXTENSÃO

Projeto de Extensão Sobre Atualização em Clínica Cirúrgica, Trauma e Saúde Integral

As atividades de extensão são uma forma de articulação entre o ensino e a pesquisa a fim de promover bom aprendizado prático profissional, participação comunitária, engajamento social e mudanças na realidade na qual se inserem. Diante disso, surgiu a necessidade da construção de atividades de extensão visando a consolidação do aprendizado no âmbito acadêmico.

Entendendo que o espaço acadêmico, como local de produção, ensino do conhecimento científico, técnico e humanístico, precisa ser o ambiente da teoria colocada em ação, os acadêmicos Luan Cardoso, Amanda Caroline e Larissa Inácio, do 7º período do curso de Medicina,  apresentaram o 'Projeto de Extensão Sobre Atualização em Clínica Cirúrgica, Trauma e Saúde Integral', com os objetivos de trabalhar com a atualização do conhecimento científico como um todo, além de antecipar e complementar a vivência teórico-prática dos alunos da graduação, nos assuntos correlatos a área cirúrgica e a traumatologia, bem como, organizar e auxiliar promoções de caráter científico que visem o aprimoramento da formação, embasado nas evidências científicas dos temas pertinentes à Cirurgia.

Para um dos responsáveis pelo projeto, o aluno Luan Cardoso, enfatizou que o projeto que trabalha a disciplina de Clínica Cirúrgica exige além de dedicação do discente. " Exige também o raciocínio lógico sequencial, juntamente com habilidades técnicas bem consolidadas no intuito de efetivamente obter a construção do conhecimento. O treinamento prático de diversas habilidades possibilita situações reais de atendimento médico", destacou. 

Participaram, também, da construção do projeto Caio Oslo; Caroline de Oliveira; Gabriel Wnuk; Guilherme Durães; Jônathan Pereira; Júlio César; Lorena de Almeida e Ysadora Guedes, com a supervisão da Profª. Dra. Mayana Oliveira, que ministra as disciplinas de Habilidades Médicas 6 (HAM) e Clínica Cirúrgica 2.  

Portanto, a extensão, um dos pilares do ensino superior, mostra-se uma ferramenta importante na complementação do aprendizado na área de cirurgia, além de ser uma oportunidade para articular a extensão com o ensino, a fim de promover boas práticas profissionais.

 


Fonte: