às 16:58:00

FASA ITABUNA SEDIA EVENTO DE FUNDAÇÃO DA ACADEMIA DE MEDICINA

Entre os destaques homenageados da noite, a professora e coordenadora do curso de Medicina da FASAI, Dra. Mércia Margotto

A FASA Itabuna faz parte de um fato histórico do Sul da Bahia. Isso porque a instituição foi sede da solenidade de fundação da AMEI - Academia de Medicina de Itabuna, na noite de sexta-feira (19). A organização visa homenagear médicos que foram destaques, cada um em seu na história médica contemporânea.

Entre os destaques homenageados da noite, a professora e coordenadora do curso de Medicina da FASAI, Dra. Mércia Margotto foi empossada como acadêmica da AMEI, ocupando a cadeira número três. O diploma foi entregue pelo diretor geral da FASAI, Dr. Luciano Tourinho.

Para a coordenadora do curso de Medicina, Dra. Mércia Margotto, foi uma data histórica, principalmente por conter a presença dos nossos discentes do curso de Medicina. “ Iniciamos com o brilho da participação dos nossos alunos, que carinhosamente chamo de meninos! Essa noite posso resumir em uma sequência de alegria, emoção e brilho nos olhos. Parabéns aos quarenta acadêmicos, os membros correspondentes e os beneméritos”, emocionada disse.

Fazendo o uso da palavra, Dr. Luciano Tourinho, ressaltou que quando observamos o nosso texto Constitucional da Constituição da República Federativa do Brasil, em seu art. I nós conseguimos observar a dignidade da pessoa humana tendo como princípio, sobretudo, como um dos pilares da existência do estado democrático de direito. “ O art. 196 da mesma constituição nós percebemos que a saúde é um direito de todos, e aqui nós encontramos atores da saúde, àqueles que são responsáveis não apenas por uma atividade curativa, mas sobretudo, uma atividade de cuidado”, disse.

Emocionado, ressaltou ainda que a FASAI está vinculada ao repasse do Programa Mais Médicos estando para além das contribuições para o aperfeiçoamento e para as melhorias da saúde do município de Itabuna e região. “Apenas neste ano pouco mais de 4 milhões foram investidos para o aprimoramento da rede de saúde, reformas das unidades básicas, qualificação dos profissionais de saúde e aquisição de equipamentos e materiais para que toda a comunidade Itabunense tenha acesso a uma saúde digna”, complementou. “E também, por essa razão, a FASAI, abre as suas portas e recebe de forma muito honrada por nosso motivo de gratidão, recebe a academia que será instalada aqui na nossa sede de Itabuna.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA A HISTÓRIA DA DRA MÉRCIA

Currículo Lattes

SAIBA MAIS SOBRE A ACADEMIA DE MEDICINA DE ITABUNA

Uma academia é constituída de membros titulares, patronos, possuindo ainda membros eméritos, beneméritos, honorários nacionais, internacionais e correspondentes.

A Academia é compor-se-á quarenta Acadêmicos Titulares e ainda de Acadêmicos Eméritos, Membros Correspondentes, Membros Honorários e Beneméritos.

As cadeiras da Academia são numeradas de 1 a 40. Cada cadeira terá como Patrono um vulto ilustre da Medicina de Itabuna falecido antes da fundação da Academia, conforme Regimento Interno.

   


Fonte: