às 09:48:00

FASA ITABUNA ENTREGA NOVOS EQUIPAMENTOS PARA O SAMU

Os equipamentos serão destinados para a nova instalação do Posto Avançado do SAMU.

A Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASAI) entregou novos equipamentos à Secretaria Municipal de Saúde do município de Itabuna. Os equipamentos serão destinados para a nova instalação do Posto Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que terá a sua nova base situada nas dependências da FASAI.

O evento contou com a presença do diretor geral da FASAI, Dr. Luciano Tourinho, a coordenadora do curso de Medicina, Dra. Mércia Margotto, a secretária municipal de saúde, Dra. Lívia Mendes, a subsecretária de saúde, Dra. Lânia Peixoto, a coordenadora administrativa da FASAI, Claudiane Macário; coordenador acadêmico da FASAI, professor Pedro Vasconcellos, representante do Comitê Gestor Local da Integração Ensino-Serviço-Comunidade de Itabuna (COAPES) e presidente do Comitê Gestor Local do Sistema Único de Saúde (SUS), Tatiana Pires, e a coordenadora do SAMU Itabuna, Rafaela Caldas.

 A ação está vinculada ao repasse relativo à contrapartida do Programa Mais Médicos, devido ao fato de a Faculdade Santo Agostinho de Itabuna estar cadastrada no referido programa, nos termos da Portaria Normativa n.º 16, de 25 de agosto de 2014, do Ministério da Educação, e de acordo com o disposto na Resolução do Conselho Superior da FASAI n.º 01/2021.

Para o professor Luciano Tourinho, a Instituição tem participado de várias ações integradas ao município, no sentido de reestruturar o serviço de saúde. “Percebemos que os municípios precisam dessas parcerias. Apenas neste ano,  mais de 4 milhões foram investidos para o aprimoramento da rede de saúde, reformas das unidades básicas, qualificação dos profissionais de saúde e aquisição de equipamentos e materiais para que toda a comunidade Itabunense tenha acesso a uma saúde digna. Esse é um compromisso nosso”, destacou.

Tatiana Pires informou que essa entrega é um misto de dois sentimentos: gratidão e valorização. “O significado para o SAMU ITABUNA, enquanto profissional, é o de valorização. Estamos perto de proporcionar à equipe da Central de Regulação das Urgências (CRU) uma ambiência digna para atuar pela comunidade que assistimos. E isso só está sendo possível pelo investimento e compromisso da FASAI no seu papel social pela saúde do nosso Munícipio”, ressaltou.

Foram entregues 30 Blackwire, 01 Máscara VNI, 03 Máscaras VNI, 10 Cânulas Nasais, 10 Cânulas Nasais, 10 Cânulas Nasais, 10 Cânulas Nasais, 03 Laringoscópios com lâminas curvas adultas, 50 Conexões de saída do fluxometro oxigênio, 01 Manequim para treinamento de RCP bebê, 02 (dois) Detector fetal MD Portátil FD200B, 15 Cadeiras executiva giratória, 06 Cadeiras Isso Fixa PTO, 06 Estações de Trabalho, e 08 Call Centers Cristal.

 


Fonte: