às 10:49:00

PARCERIA ENTRE A FACULDADE SANTO AGOSTINHO DE ITABUNA COM O MUNICÍPIO PROMOVE AVANÇOS NA SAÚDE

Em parceria firmada com a Faculdade Santo Agostinho de Itabuna - FASAI, a Secretaria de Saúde do município de Itabuna recebeu equipamentos para melhoria nas Unidades Básicas de Saúde. Uma solenidade especial realizada nesta quinta-feira (27), no auditório da Faculdade, marcou a entrega de quarenta e dois computadores novos e seis aparelhos de ultrassom odontológica.

O evento contou com a presença do diretor geral da FASAI, Dr. Luciano Tourinho, a coordenadora do curso de Medicina, Dra. Mércia Margotto, a secretária municipal de saúde, Dra. Lívia Mendes, a subsecretária de saúde, Dra. Lânia Peixoto a enfermeira e presidente do Comitê Gestor Local do SUS Itabuna, Tatiana da Silva Pires, e a coordenadora administrativa da FASAI Claudiane Macário.

A ação social está vinculada ao repasse relativo à contrapartida do Programa Mais Médicos, devido ao fato de a Faculdade Santo Agostinho de Itabuna estar cadastrada no referido programa, nos termos do inciso I, do artigo 2º, da Portaria Normativa n.º 16, de 25 de agosto de 2014, do Ministério da Educação, de acordo com o disposto no inciso II, do art. 1º, da Resolução do Conselho Superior da FASAI n.º 01/2021.

Para o diretor geral da FASAI, Dr. Luciano Tourinho, a Instituição tem participado de várias ações integradas ao município de Itabuna no sentido de reestruturar o serviço de saúde. Ele ainda falou sobre os avanços dessas parcerias em outros municípios baianos, próximos à faculdade. “Percebemos que os municípios precisam dessas parcerias. Essa primeira ação é o início de um grande projeto. Teremos ações contínuas. Novos equipamentos serão entregues para Itabuna e outros municípios. Esse é um compromisso nosso”, destacou.

Já a coordenadora do curso de Medicina da FASAI, a médica Dra. Mércia Margotto, disse estar muito feliz com essa parceria e deseja que isso alcance outros municípios. “Muito feliz com essa parceria firmada com a prefeitura de Itabuna. A entrega desses computadores significa uma melhoria para os usuários, para os profissionais e para os nossos estudantes, além de melhorar a qualidade da atenção básica de todos esses municípios que dependem do atendimento de Itabuna. A FASAI não se instalou somente para ensinar Medicina, mas uma Medicina social que abrange toda essa região”, disse.

Para a secretária de saúde de Itabuna, Dra. Lívia Mendes, a entrega desses equipamentos marcou um grande passo para uma parceria concretizada no início deste ano. Dra. Lívia falou também sobre a importância da FASAI no município e em toda região: “Conseguimos concretizar essa parceria no início do ano e estamos bastante felizes com isso. Além do comprometimento social que essa instituição tem, ela mostra sua importância também na formação de novos médicos, o que vai não só beneficiar Itabuna, mas toda a região”, disse a secretária.


Fonte: