às 17:19:00

FASA ITABUNA ENTREGA NOVA REMESSA DE EQUIPAMENTOS PARA A REDE DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE ITABUNA

A Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASAI) entregou, na última sexta-feira (9), novos equipamentos à Secretaria Municipal de Saúde do município de Itabuna. Os equipamentos serão destinados às Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estão passando por requalificações.

O evento contou com a presença do diretor geral da FASAI, Dr. Luciano Tourinho, a coordenadora do curso de Medicina, Dra. Mércia Margotto, a secretária municipal de saúde, Dra. Lívia Mendes, a subsecretária de saúde, Dra. Lânia Peixoto e a coordenadora administrativa da FASAI, Claudiane Macário.

A ação social está vinculada ao repasse relativo à contrapartida do Programa Mais Médicos, devido ao fato de a Faculdade Santo Agostinho de Itabuna estar cadastrada no referido programa, nos termos da Portaria Normativa n.º 16, de 25 de agosto de 2014, do Ministério da Educação, e de acordo com o disposto na Resolução do Conselho Superior da FASAI n.º 01/2021.

Para o diretor geral da FASAI, Dr. Luciano Tourinho, a Instituição tem participado de várias ações integradas ao município de Itabuna, no sentido de reestruturar o serviço de saúde. “Percebemos que os municípios precisam dessas parcerias. Essa é a segunda ação da entrega de equipamentos, sendo o início de um grande projeto. Esse é um compromisso nosso”, destacou.

Já a coordenadora do curso de Medicina da FASAI, a médica Dra. Mércia Margotto, disse estar muito feliz com essa parceria porque irá proporcionar grandes avanços na saúde no município. “Essa parceria irá melhorar a qualidade de ensino, a qualidade de saúde da população e a estrutura para que os professores desenvolvam melhor suas atividades.  A FASAI se instalou para ensinar uma Medicina social que abrange toda essa região”, disse.

A Secretária de Saúde de Itabuna, Dra. Lívia Mendes, disse estar radiante com essa segunda remessa dos equipamentos. “Conseguimos concretizar essa parceria no início do ano e estamos bastante felizes com isso. Hoje, estamos recebendo equipamentos tanto na parte de informatização para os postos de saúde como equipamentos para centro cirúrgico, trazendo uma qualidade na prestação de serviços, refletindo, também, para os alunos que estarão inseridos nesse processo”, disse a secretária.

Desta vez, foram entregues novos projetores, detectores fetais portáteis, macromodelos de boca, frigobar, cardioversores, eletrocardiogramas, carro maca, negatocópios, impressoras multifuncionais, cadeiras de rodas, cadeiras de rodas para obesos, bisturis eletrônicos, condicionadores de ar, autoclaves digitais, entre outros equipamentos para o funcionamento adequado dos postos de saúde.

No final do mês de maio, a FASAI já tinha doado a primeira remessa com computadores e aparelhos de ultrassom para a saúde bucal, que também foram destinados às Unidades Básicas de Saúde. (Relembre aqui)


Fonte: