às 08:30:00

FUNDADOR DO GRUPO AFYA VISITA A UNIDADE FASA ITABUNA

SEJAM MUITO BEM-VINDOS À NOSSA UNIDADE, DR. NICOLAU E JOAQUIM CUNHA

A Faculdade Santo Agostinho de Itabuna, pertencente ao maior grupo de Educação Médica da América Latina - Grupo Afya, recebeu, na última quinta-feira, 10, a visita do fundador do grupo Afya Educacional, Dr. Nicolau Esteves, após 03 anos da sua primeira visita à unidade. Para acompanhá-lo durante a visita às instalações da unidade, o Dr. Nicolau estava acompanhado pelo Diretor de Operações da Regional 2 da Afya, Joaquim Cunha.  Durante a visita, eles conheceram as instalações da unidade, o centro de simulação realística, o ambulatório acadêmico, tiveram diálogos com representantes discentes do curso de Medicina, com os docentes e com o time administrativo.
 
Durante a visita,  Dr. Nicolau realizou a entrega de novos equipamentos para atenção básica do município de Itabuna, representada pela chefe de gabinete, Karina Santana. Nesta oportunidade, foram entregues 01 avental de chumbo com protetor para tireoide, 06 ventiladores, 32 escadas auxiliar para maca, 10 lixeiras de plástico com pedal, 01 raio X, 09 consultórios odontológicos completos, 05 macas hospitalar tubular, 27 mesas auxiliar Inox. Esta ação social está vinculada ao repasse relativo à contrapartida do Programa Mais Médicos. A Faculdade Santo Agostinho de Itabuna está cadastrada no referido programa, nos termos da Portaria Normativa n.º 16, de 25 de agosto de 2014, do Ministério da Educação, e de acordo com o disposto na Resolução do Conselho Superior da FASAI n.º 01/2021. 
 
Dr. Nicolau ficou agradecido por realizar não só mais uma entrega, mas o cumprimento do compromisso com a saúde do município, e ressaltou ser uma parceria que tem dado muito certo com os gestores do município. "Essa é a nossa missão que nos enche de orgulho, porque o Estado, por mais força que tenha, não consegue suprir todas as demandas, precisando de apoio da iniciativa privada. A gente ajuda e participa da vida da comunidade. Temos uma edificação e equipamentos da última geração, mas tudo isso é físico. A alma da instituição são as pessoas, são os dirigentes, alunos, professores, colaboradores em sintonia e harmonia para juntos ofertamos aquilo que os alunos vêm buscar aqui: o conhecimento”, enfatizou. 
 
Para o diretor geral da FASAI, Dr. Luciano Tourinho, a Instituição tem participado de várias ações integradas ao município de Itabuna, no sentido de reestruturar o serviço de saúde. “A Faculdade Santo Agostinho de Itabuna está comprometida com o desenvolvimento da saúde na Região Sul do nosso Estado. Mais uma vez, faz uma entrega de equipamentos que serão de importância singular para a população do nosso município”, destacou. 
 
Para a Coordenadora do Curso de Medicina, Dra. Mércia Margotto, a FASA Itabuna vem promovendo grandes avanços nas unidades básicas de saúde. "Durante este ano, através da requalificação dos postos de saúde, entregas de equipamentos, instalação do posto avançado do SAMU e agora com essa nova remessa de equipamentos entregues ao município, mostramos o quanto a instituição é importante por meio do seu compromisso social. A FASAI não se instalou somente para ensinar Medicina, mas uma Medicina social que abrange toda essa região”, disse.
 

A entrega contou com a presença do fundador do grupo Afya Educacional,  Dr. Nicolau Esteves, o diretor geral da FASAI, Dr. Luciano Tourinho,  o Diretor de Operações da Afya, Joaquim Cunha, a Coordenadora do Curso de Medicina, Dra. Mércia Margotto,  a coordenadora administrativa da FASAI, Claudiane Macário e a chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Karina Santana. 


Fonte: