às 08:10:00

FASA ITABUNA PATROCINA A 18ª EDIÇÃO DO MUTIRÃO DO DIABETES

O Mutirão é destinado a pessoas com diagnóstico de Diabetes, assim como orientação e educação em saúde do diabético.

A Faculdade Santo Agostinho de Itabuna é uma instituição apaixonada por Medicina e cuidar das pessoas faz parte do nosso DNA. Sendo assim, neste ano de 2022 estamos apoiando o '18º Mutirão do Diabético de Itabuna', promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes, que tem como objetivo é chamar a atenção da sociedade para o combate ao diabetes, uma doença que pode ter consequências perigosas. Entre os dados preocupantes, o fato de ser a maior causa de cegueira, de falência renal, de amputação de membros, entre outras complicações. 

Fazendo parte das ações voltadas para o 18º edição do projeto, a FASA Itabuna participou da 'Pedalada Azul', um domingo de atividades saudáveis e orientações sobre a prevenção do diabete, realizado no último domingo, 06, na praça do Beira Rio, em Itabuna. A Pedalada Azul , com o tema "Tiramos o Diabetes da Pista", promovida pela ONG do Diabetes, reuniu cerca de dois mil ciclistas, que percorreram ruas e avenidas do centro e dos bairros , colorindo a cidade com a cor mundial da campanha Novembro Azul. 

Quem participou da pedalada pôde dar aquela verificada na saúde antes de iniciar o percurso no nosso stand, juntamente com os alunos(as) e colaboradoras do laboratório de Medicina da unidade, ofertando os serviços de: aferição de pressão, teste de glicemia e primeiros socorros básico, com a supervisão da professora Tatiane Pires. 

"Esse é um evento que valoriza a saúde , porque a prevenção evita o agravamento do diabetes e é um marco da Campanha Novembro Azul porque une toda a cidade, numa atividade que confraterniza as pessoas em torno de uma causa de grande alcance", afirma o médico Rafael Andrade, presidente da ONG Unidos pelo Diabetes. 

O evento foi encerrado com prática de ginástica, apresentação do DJ Nadinho e sorteios de brindes da FASA ITABUNA e demais patrocinadores do projeto. 

Mutirão do Diabetes 2022

A próxima ação vinculada ao projeto será o '18º Mutirão do Diabético de Itabuna' que contará com a participação voluntária dos nossos alunos(as), realizado nos próximos dias 17 e 18 de novembro, na Terceira Via Hall, localizada na Av. José Soares Pinheiro, 1718, Itabuna, com serviços médicos e orientações gratuitas para toda a população. 

Sobre o Mutirão do Diabetes de Itabuna

Nascido em 2004, o Mutirão do Diabético de Itabuna foi ganhando uma nova dimensão a cada ano, até se consolidar como um dos principais eventos de prevenção e tratamento da doença no Brasil e no mundo.

O Mutirão é destinado a pessoas com diagnóstico de Diabetes, assim como orientação e educação em saúde do diabético e demais serviços voltados aos familiares e cuidadores de pacientes, visando atingir principalmente áreas carentes, com o objetivo de prevenir as complicações causadas pela patologia (cegueira, amputação, insuficiência renal, entre outras). Através de grande campanha de mobilização social e informação com diversos serviços multidisciplinares, são realizados procedimentos médicos especializados, como avaliação do fundo do olho, pé diabético, avaliação renal e bioquímica, e nos casos graves tratamento a laser da retina.

Ao conciliar orientação, prevenção e tratamento, o Mutirão do Diabético de Itabuna vem proporcionando a melhoria da qualidade de vida de milhares de pacientes de uma doença silenciosa, responsável pela maior parte dos casos de morte, falência renal, cegueira e amputações no Brasil.


Fonte: