ACADÊMICOS PARTICIPAM DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA

Simulação de acidentes de Trauma possibilita a estudantes de Medicina da FASA Itabuna experiência prática.

Estudar na Faculdade Santo Agostinho de Itabuna está muito além da teoria. É usufruir de uma infraestrutura inovadora, com aulas práticas que permitem o treinamento em diversas habilidades que simulam situações reais de atendimento médico. Pensando nisto, a FASA Itabuna realizou na manhã desta segunda-feira, 21 de novembro, a primeira edição do Simulado do Trauma, da disciplina de Habilidades e Atitudes Médicas, ministrada pelos professores Sophia, Fernando e José Félix.

Essa 1ª edição foi marcada por diversas estações que simularam várias ocorrências de atendimentos: 1ª estação: uma gestante atropelando uma criança; 2ª estação: roubo com tiro no abdômen e fratura de pelve, devido a queda de própria altura (idosa); 3ª estação: explosão com duas queimaduras, sendo uma na mão e outra no tórax; 4ª estação: atropelamento de ciclista com Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) moderado e fratura de base de crânio; e 5ª estação: trauma torácico - triagem start de múltiplas vítimas. Todas as estações foram realizadas pelos acadêmicos do oitavo período que iniciarão o internato no próximo ano.

O objetivo do Simulado do Trauma é preparar os acadêmicos para a realização correta dos procedimentos essenciais para atender ao protocolo de socorro nessas situações, envolvendo múltiplos atendimentos pré-hospitalares. Para o aluno Lucas Costa, a experiência foi enriquecedora, porque é possível aplicar na prática todos os conhecimentos adquiridos. "Tivemos que socorrer os feridos, identificar o que eles tinham e prestar os primeiros socorros. A prática é, realmente, enriquecedora", disse.