às 19:36:00

FASAI E FASI FIRMAM CONVÊNIO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA GERAL

Foram firmados dois importantes convênios: Cooperação para Implantação e Desenvolvimento do Programa de Residência Médica e o Termo de Compromisso.

A tarde da última terça-feira (29) foi motivo de celebração para a Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASAI) juntamente com a Fundação e Atenção à Saúde de Itabuna – FASI (Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães): foram firmados dois importantes convênios de cooperação para implantação e desenvolvimento do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral e do Termo de Compromisso para atuação conjunta à conversão e certificação do Hospital de Base em Hospital Escola.

O Convênio de Cooperação tem por objetivo formalizar a vinculação entre a Instituição de Ensino e a FASI, para a implantação, desenvolvimento, manutenção e aumento de vagas do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral. Outra importante iniciativa foi a assinatura do Termo de Compromisso para atuação conjunta destinada à conversão e à certificação do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães em Hospital de Ensino.

Com isso, a FASAI passou a integrar o Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral, com o suporte necessário para o desenvolvimento da qualificação médica.

Para Dra. Fernanda Cândida Ludgero, diretora da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Instituição mantenedora do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães (HBLEM), esse é um dia de muita alegria, com a celebração dos convênios assinados com a FASAI. “Assinamos um Convênio de Residência Médica e um termo de compromisso pelos quais a Faculdade Santo Agostinho se coloca à disposição para certificação do Hospital de Base e sua habilitação como hospital de ensino reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Saúde”, destacou.

O convênio para o desenvolvimento da residência médica está vinculado à contrapartida do Programa Mais Médicos, tendo correlação com o Bolsa de Residência Médica, devido ao fato de a Faculdade Santo Agostinho de Itabuna estar cadastrada no referido programa, nos termos da Portaria Normativa n.º 16, de 25 de agosto de 2014, do Ministério da Educação, e de acordo com o disposto na Resolução do Conselho Superior da FASAI n.º 01/2021.

Para Dr. Luciano Tourinho, diretor geral da FASAI, a Instituição está comprometida com o desenvolvimento da saúde do Município e da Região. “A Faculdade Santo Agostinho de Itabuna, no desempenho de sua função social, está alinhada aos projetos de desenvolvimento da saúde da região, firmando mais dois importantes convênios com o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Com isso, a FASAI passou a integrar o Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral, com o suporte necessário para o desenvolvimento da qualificação médica”, afirmou.

A Coordenadora do Curso de Medicina, Dra. Mércia Margotto, destacou a importância deste momento para a qualificação profissional dos estudantes. “Além de desenvolver melhorias na qualidade do atendimento para o paciente, incrementamos na formação do profissional, que se torna mais apto a realizar os atendimentos de contato assistido junto ao paciente por pelo menos dois anos, durante a residência médica.”

HOSPITAL ENSINO

Hospitais de Ensino são estabelecimentos de saúde que pertencem ou são conveniados a uma Instituição de Ensino Superior (IES), pública ou privada, que sirvam de campo para a prática de atividades de ensino na área da saúde e que sejam certificados como tal.


Fonte: