às 10:07:00

FASA ITABUNA LAMENTA MORTE DO EX-PREFEITO FERNANDO GOMES

Personalidade que teve papel importantíssimo para a implantação da Faculdade no munícipio.

Com grande pesar que a comunidade da Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASAI) lamenta o falecimento do ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, aos 83 anos, personalidade que teve um papel importantíssimo para a implantação do primeiro curso de Medicina no município.

A comunidade acadêmica se compadece com a dor da família da discente Maria Esther Gomes, do 9° semestre do curso de medicina, pela perda irreparável de seu pai.

Fernando Gomes presidiu a solenidade de assinatura do Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde, que definiu as ações para implantação do curso de Medicina da Faculdade Santo Agostinho em Itabuna. A FASAI reitera sua solidariedade à família do ex-prefeito e declara o extremo respeito à sua memória, bem como o agradecimento pela sua imensa contribuição para o desenvolvimento da cidade.

HISTÓRICO

Fernando Gomes Oliveira nasceu em 30 de junho de 1939 na cidade de Itabuna. Fez curso técnico de contabilidade em Itabuna e depois passou a atuar em atividades agropecuárias. 

Filho de José Oliveira de Freitas e de Ester Gomes de Oliveira, ele começou a carreira política em 1973, aos 34 anos, quando foi convidado para assumir o cargo de Secretário Municipal de Administração, e ocupou a função até meados de 1976, quando decidiu candidatar-se à prefeitura do município. 

Fernando é recordista de mandatos legislativos na história de Itabuna, foram cinco ao todo. Foram de 1º de janeiro de 1977 a 31 de dezembro de 1982, 1º de janeiro de 1989 a 1992, 1º de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000, 1º de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2008 e 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2020.  

O político foi casado com Gislene Neiva Monteiro Oliveira, com que teve quatro filhos. Atualmente era casado com Sandra Neilma, com quem tem duas filhas. 


Fonte: