às 10:03:00

LANÇAMENTO DA CAMPANHA AGOSTO DOURADO

FASA ITABUNA realiza Campanha com o tema "Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos".

Sabe aqueles frascos de vidro que quando o produto acaba você joga no lixo? Eles podem ter muitas outras utilidades, entre elas, armazenar leite para recém-nascidos que não conseguem ser alimentados pelas mães. 

Para incentivar a doação desse material, a FASA ITABUNA realiza a Campanha com o tema "Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos", para arrecadação de potes de vidro para o armazenamento do leite materno, em parceria com o Hospital Manoel Novaes, pertencente à Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, em alusão à Semana Mundial da Amamentação e do Agosto Dourado. 

Mesmo com ações durante todo o ano, o Banco de Leite do Hospital Manoel Novaes enfrenta déficit em seu estoque. Hoje, por exemplo, a unidade conta 25 litros de leite, mas o ideal são 70 litros para atendimento da demanda. 

O aleitamento é importantíssimo para o bebê, fortalece o sistema imunológico, reduz os riscos de obesidade, desenvolvimento de diabetes, casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, além de reduzir a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê aumentar, até 2025, em 50% a taxa de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida. No Brasil, conforme o Ministério da Saúde, a estimativa é que a amamentação alcance 45,8 dos bebês com até seis meses de idade.  

O que é Agosto Dourado? 

É um mês de representatividade para a bandeira da amamentação como fator fundamental para a saúde do bebê. Uma criança mais saudável é, frequentemente, um adulto com menos problemas de saúde, o que representa um ganho para a sociedade em diversas frentes: econômica, psicológica e socialmente.

A cor dourada faz referência ao padrão “ouro” de qualidade do leite materno. Isso porque esse alimento é completo para o bebê até seis meses de idade, oferecendo todos os nutrientes necessários, sem alérgenos que podem conter em fórmulas infantis. Por meio do aleitamento materno, incentivado pelo Agosto Dourado, o bebê fica protegido de doenças, pois recebe um alimento com valor nutricional excelente, e também adquire anticorpos da mãe. 

Tipos de Frascos

Para o melhor armazenamento e esterilização, os potes doados devem ser de vidro e com tampa plástica rosqueável, no estilo dos recipientes de café solúvel. Além do armazenamento, os frascos são utilizados para pasteurização e distribuição do leite, seguindo as normas de segurança dos órgãos de vigilância sanitária. 

Ponto de arrecadação: 

As doações podem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na recepção da Faculdade Santo Agostinho de Itabuna, na Avenida Ibicaraí, 3270 - Nova Itabuna.   


Fonte: