às 10:28:00

MARCO HISTÓRICO NA SAÚDE DE ITABUNA

FASA Itabuna entrega consultório odontológico para o 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), que será o primeiro na Bahia a contar com uma estrutura dessa natureza.

A Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASAI) entregou, na última sexta-feira (02), novos equipamentos à Secretaria Municipal de Saúde do município de Itabuna. Na ocasião, foram entregues seis refrigeradores Consul 342L, dez frigobares 117L Consul, 01 Raio X MAX, 01 Seladora Protect Seal Basic, 01 Fotopolimerizador e 01 Consultório Odontológico completo, sendo este último destinado ao 4º Grupamento de Bombeiros Militar do município. Com isso, o grupamento será o primeiro na Bahia a contar com um Gabinete Odontológico.  

Esta ação social está vinculada ao repasse relativo à contrapartida do Programa Mais Médicos. A Faculdade Santo Agostinho de Itabuna está cadastrada no referido programa, nos termos da Portaria Normativa n.º 16, de 25 de agosto de 2014, do Ministério da Educação, e de acordo com o disposto na Resolução do Conselho Superior da FASAI n.º 01/2021. 

Para o diretor geral da FASAI, Dr. Luciano Tourinho, a Instituição tem participado de várias ações integradas ao município de Itabuna, no sentido de reestruturar o serviço de saúde. “A Faculdade Santo Agostinho de Itabuna está comprometida com o desenvolvimento da saúde na Região Sul do nosso Estado.  Mais uma vez, faz uma entrega de equipamentos que serão de importância singular, sendo, nessa oportunidade, destinada ao Corpo de Bombeiros, visando exatamente trazer uma qualidade de vida a partir do desenvolvimento da saúde. É uma grande satisfação fazer parte deste momento histórico para o Corpo de Bombeiros”, destacou. 

O Tenente-Coronel do 4º GBM, Manfredo Silva Santana, agradeceu à Faculdade Santo Agostinho de Itabuna e disse que o Grupamento está à disposição. “Agradecemos à Faculdade Santo Agostinho por essa doação dos equipamentos odontológicos que servirão à montagem, no 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), de um gabinete para atender não apenas os bombeiros, mas também a sociedade”. E completou: “ O Corpo de Bombeiros se coloca à disposição da Faculdade Santo Agostinho de Itabuna, porque a estrutura do 4°GBM permite aulas práticas envolvendo os alunos de Medicina, o que será ampliado com a construção da piscina semiolímpica que será inaugurada ainda neste mês.”  

Ainda na ocasião, a Subsecretária de Saúde do município, Lânia Peixoto, reforça a importância desta parceria entre a Faculdade e os órgãos públicos. “ O sentimento é de gratidão. Além da parceria firmada com o 4º GBM com o consultório odontológico que atenderá a comunidade, estamos recebendo os refrigeradores e os frigobares para as Unidades Básica de Saúde do município. Com a chegada desses refrigeradores, serão contemplados os setores de vacinação e  administrativos. Essa parceria só vem acrescentar à rede de saúde do município.  


Fonte: