Repositório Institucional

O Repositório Institucional da FASAI é um serviço de Informação Cientifica que possibilita o gerenciamento e a disseminação da produção acadêmica da Faculdade, além de reunir em um único local virtual a produção acadêmica(cientifica, cultural, tecnológica, de inovação, didática e instrucional) contribuindo para ampliar a visibilidade da Instituição e dos seus pesquisadores, bem como no impacto da investigação, além da preservação da memória intelectual.







Pesquisar

A Importância da doação do Leite Materno: percepção dos doadores do Município de Vitória da Conquista

Linha de pesquisa: Saúde

 TCC    2021    Artigos Publicados em Periódicos (Revistas Virtuais de Saúde )     Medicina Itabuna-BA

 Banco de Leite, Leite Humano, Aleitamento Materno   


Resumo

O leite materno é um importante aliado para a prevenção de mortes infantis, pois contribui para uma melhor qualidade de vida para a mãe e a criança, promove a redução dos riscos de doenças crônicas que podem se desenvolver ao longo da vida e é de baixo custo se comparado ao uso de formulas.

Palavras Chaves :Banco de Leite , Leite Humano, Aleitamento Materno , Doadora.


Autores: OLIVEIRA, Vinícius Esteves

Orientadores: Prof.º Dr.º Luciano de Oliveira Souza Tourinho




A Importância do Feedback como ferramenta do Ensino e Aprendizagem

Linha de pesquisa: Educação Superior

 TCC    2021    Pós-Graduação em Educação, Bem-estar e Felicidade (Defendidos em Banca)  

 Aprendizagem, Feedback, Ensino, Relações Interpessoais   


Resumo

Este trabalho apresenta uma análise sobre a importância do Feedback como ferramenta do ensino e da aprendizagem, possibilitando tanto ao professor como ao aluno, identificar as deficiências presentes neste processo para, a partir daí adotarem medidas/ações que possam auxiliar a ambos, contribuindo com um ensino e uma aprendizagem exitosos. Sendo o ensino e a aprendizagem considerados um processo, possuindo várias fases, que envolvem todos os sujeitos dessa relação, para que o conhecimento seja alcançado, concretizando-se as habilidades e competências, se faz necessário entender a importância do Feedback nas relações interpessoais que ocorrem entre o professor e o aluno, validando-o como uma ferramenta que identifica as necessidades de maiores intervenções e melhoramentos nas práticas pedagógicas, com vistas a resultados positivos. Nesse sentido, a proposta do presente trabalho é abordar a relevância do Feedback como ferramenta que auxilia e transforma o processo de ensino e de aprendizagem permitindo a concretização das habilidades e competências, valendo-se de estratégias que possibilitem a sua concretização. Para o desenvolvimento desta pesquisa efetuou-se uma revisão sistemática retrospectiva e análise crítica da literatura afim de responder os objetivos propostos neste estudo. De acordo com esta revisão sistemática, conclui-se que é de fundamental importância do Feedback no processo de ensino e de aprendizagem, pela necessidade de seu aprimoramento contínuo, dada a sua natureza informativa e preventiva.

Palavras-chave: Ensino, aprendizagem, feedback, relações interpessoais.


Autores: PEREIRA, Adriano Nunes

Orientadores: Prof.º Dr.º Luciano de Oliveira Souza Tourinho




A Influência da Espiritualidade no tratamento de pacientes oncológicos

Linha de pesquisa: Educação Superior

 TCC    2021    Graduação     Medicina Itabuna-BA

 Tratamento, Espiritualidade, Pacientes Oncológicos   


Resumo

A Espiritualidade é definida como questão de natureza pessoal que tem uma relação com o sagrado ou com o transcende buscando respostas e aspectos fundamentais para a vida.

Palavras Chaves: Espiritualidade, Pacientes Oncológicos , Tratamentos.


Autores: LIMA, Ana Luiza Silva

Orientadores: Prof.º Dr.º Luciano de Oliveira Souza Tourinho




A TRANSDISCIPLINARIDADE COMO INSTRUMENTO DE RUPTURA PARADIGMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: a recuperação do diálogo entre o conhecimento acadêmico e os saberes não científicos

Linha de pesquisa: Educação Superior

 TCC    2021    Pós-Graduação em Inovação, Gestão e Práticas Docentes no Ensino Superior.  

 Transdisciplinaridade, Ensino Superior   


Resumo

Os problemas complexos do mundo contemporâneo exigiram uma ruptura com o paradigma da monodisciplinaridade no âmbito do ensino superior. Os processos de pesquisa, de ensino e de aprendizagem passaram a reclamar uma relação de diálogo intenso entre os saberes acadêmicos e, ainda, com os conhecimentos considerados como não científicos. A presente construção teórica se destina a analisar os fundamentos conceituais da monodisciplinaridade, da multidisciplinaridade, da pluridisciplinaridade, da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade, como forma de verificar seus contributos aos diversos contextos do ensino superior. Para tanto, a pesquisa bibliográfica se apresentou como fundamental, a partir da utilização do método indutivo e da análise histórico-conceitual e crítica.

PALAVRAS-CHAVE: Contemporaneidade; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade; Ensino Superior.


Autores: CORREIA, Kadja de Moraes, TOURINHO, Luciano de Oliveira Souza, MARGOTTO, Mércia

Orientadores: Prof. ª Ma. Sharon Shyrley Weyll Oliveira




A utilização de jogos pedagógicos para alfabetização de alunos surdos no ensino fundamental.

Linha de pesquisa: Educação Superior

 TCC    2021    Pós-Graduação em Educação, Bem-estar e Felicidade (Defendidos em Banca)  

 Jogos, Língua, Libras, Língua Portuguesa   


Resumo

Este artigo tem por finalidade evidenciar a utilização de jogos pedagógicos para a alfabetização de alunos surdos, tem como objetivo observar a partir de práticas de letramento, a inserção de uma criança surda na 1ª série do ensino fundamental de uma escola inclusiva e especificando verificar como dá a prática de alfabetização dos surdos falantes da Língua Brasileira de Sinais
e analisar as práticas de letramento no sentido de favorecer condições para que professores reflitam sobre novas possibilidades de olhar e avaliar o sujeito surdo; também a importância da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). De acordo com as atuais políticas públicas de inclusão, alunos surdos têm sido matriculados em escolas regulares com proposta de educação bilíngue, tendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua. A pesquisa bibliográfica foi a opção metodológica adotada, com ênfase qualitativa e descritiva, através de livros e artigos que possibilitou o diálogo com autores: Abreu (2010), Pereira (2014), Quadros (2012), Silva (2012), entre outros. Estas fontes além do instrumento principal a lei 10.436 de Libras garantiram a fundamentação teórica necessária para o aprofundamento da temática.

Palavras – chaves: Jogos. Língua. Libras. Língua Portuguesa.


Autores: SILVEIRA, Everson Charllisson da, MOTA, Leidiane Maria Silva

Orientadores: Prof.º Dr.º Luciano de Oliveira Souza Tourinho