AFYCIONADOS POR CIÊNCIA

Apresentação

A Afya Educacional, por meio da Diretoria Nacional de Ensino, em parceria com a Diretoria Nacional de Educação Continuada, torna público o presente Edital para concessão de fomento à pesquisa, através da concessão de bolsas aos pesquisadores membros da comunidade acadêmica, e convoca os interessados a submeterem propostas nos termos aqui estabelecidos.

O Programa Afycionados por Ciência tem como missão fortalecer a pesquisa no ambiente acadêmico, auxiliando a capacitação do corpo discente e docente de nossas IES.

Objetivo Geral 

O presente edital tem por objetivo selecionar docentes e discentes de todas as áreas de conhecimento, seja da graduação ou pós-graduação, com oferta de bolsas para realização de atividades de pesquisa nas diversas áreas da saúde, desde que tenham interface com atenção básica em saúde.

Como consequência, pretende-se a institucionalização de uma filosofia de trabalho visando a articulação entre pressupostos teóricos e a realidade para gerar novos saberes.

Objetivos Gerais 

2.  Em relação aos professores orientadores

Estimular pesquisadores produtivos a incentivarem estudantes de graduação e pós-graduação que ingressaram na IES nas atividades de cunho científico, tecnológico, profissional e artístico-cultural.

2.  Em relação aos alunos bolsistas

Proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo contato direto com os desafios da pesquisa.

a) estimular a formação da mentalidade científica e tecnológica entre estudantes dos cursos de Graduação e da pós-graduação, conduzindo à sistematização e institucionalização da pesquisa e intensificando a interação docente-discente na prática investigativa;

b) atuar como instrumento de fomento à construção do saber científico visando à formação de profissionais capazes de se posicionar e atender de forma crítica e autônoma, às

c) demandas do mercado decorrentes das condições criadas pelo confronto com os problemas de pesquisa.