Apresentação Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica (IC) é voltado para alunos de graduação e visa proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como o estímulo para o desenvolvimento do pensamento cientifico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

O Programa de IC na FASAI pode ser desenvolvido em conta com bolsas, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), ou de forma voluntária, através do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC). Ambas as modalidades devem seguir o Regulamento do Programa de Iniciação Científica – FASAI.

As oportunidades de bolsas são divulgadas por meio de edital publicado na COPPEXII. 

Regulamento do Programa de Iniciação Científica – FASAI

Banco de Currículos de Candidatos do Programa de Iniciação Científica 

Banco de Currículos de Candidatos do Programa de Iniciação Científica

A qualquer momento, o aluno de graduação da FASAI pode cadastrar o currículo para a participação no Programa IC. O Objetivo do banco de currículos é o de promover um intercâmbio entre os candidatos ao programa IC e os orientadores da FASAI. Os candidatos deverão ser selecionados e contatados diretamente pelo orientador interessado (perfil/curriculum mais adequado ao projeto/linha de pesquisa em questão). O cadastramento no Banco de Currículos terá a validade de um ano e não implica em aceitação automática ou compromisso institucional com o candidato para entrevista e/ou estágio. Os candidatos identificados pelos orientadores serão convidados a participar do processo seletivo competitivo e sua admissão como bolsista ou voluntário estará condicionada à aprovação.

Principais Requisitos e compromissos do Candidato de IC

· Estar regularmente matriculado em curso de graduação na FASAI;

· Ter um rendimento médio nos módulos cursados maior ou igual a 70%;

· Não ter reprovação em módulos afins com as atividades do projeto de pesquisa;

· Não acumular bolsa nem ter vínculo empregatício de qualquer natureza;

· Desenvolver as atividades do plano de trabalho proposto em regime de dedicação de 20 (vinte) horas semanais.